ONG Cão Viver

Blog Cão Viver

Quais alimentos posso oferecer ao meu Pet?
Publicado em 25 de julho de 2015

Se você é daquelas pessoas que não resiste ao olhar pidão do seu pet, este post é pra você! Alguns alimentos podem ser oferecidos aos cães para complementar a dieta, ou como um mimo mesmo. Frutas e legumes fazem sucesso entre os cães, então listarei alguns que são liberados por veterinários:

Cenoura, brócolis, alface, batata, abóbora, beterraba, vagem e chuchu são excelentes fontes de vitaminas e podem complementar a alimentação do seu cãozinho. A beterraba, porém, deve ser consumida moderadamente por causa da sua quantidade de açúcar; no caso de cães com diabetes, por exemplo, ela não é recomendável.

Banana, tomate, maçã e melancia (sem sementes) também podem ser oferecidas aos cães, mas sem exagero. Oferecer esses alimentos para seu cão de vez em quando o fará mais feliz e saudável, além de incrementar o cardápio. Só não se esqueça de oferecer sempre uma ração adequada para cada idade do pet!

Já os gatos… Ah! Os bichanos… Curiosos e xeretas, eles querem saber de qualquer jeito de onde vem aquele cheirinho bom de carne. A carne, peixe cozido ou grelhado são exemplos do que seu gatinho pode comer, mas somente como petisco, ou seja, ocasionalmente. Nada de trocar a ração dele por esses alimentos, pois a ração é pra ele um alimento completo que mantém o pelo lindo e brilhante, contendo os nutrientes de que ele necessita. Patezinhos enlatados também são uma boa opção para mimar os bichanos, mas com moderação sempre!

Quem nunca viu desenhos animados em que os cães comem ossos e os gatos bebem leite? Parece até natural, não é mesmo? Errado! Ossos para cães é um risco enorme, podem conter lascas e ferir o bichinho por dentro e até levá-lo a óbito, jamais dê ossos para seu cãozinho. O de brinquedo pode, observando o tamanho do osso para cada tamanho de animal, senão ele pode se engasgar.

Gatinhos, diferente dos desenhos animados, não podem beber leite, o leite de vaca provoca barulhinhos na barriga, diarréia e pode até torná-lo intolerante à lactose. Se você resgatou um gatinho bebê que perdeu a mamãe, existe o leite próprio para alimentá-los.

Não preciso dizer que o chocolate é SUPER PROIBIDO para cães e gatos, então, se optar por dar guloseimas para seu bichinho, escolha algo saudável e sem exagero! Se estiver na dúvida, converse com um veterinário de sua confiança.

Fontes:http://portaldodog.com.br/cachorros/adultos-cachorros/alimentacao-adulto/alimentos-proibidos-para-caes/

http://portaldodog.com.br/cachorros/adultos-cachorros/alimentacao-adulto/verduras-e-legumes-permitidos-para-caes/

http://ronronar.com/como-cuidar/leite-para-gatos-beber-nao-beber

http://anossavida.pt/artigos/12-dicas-alimentacao-para-gatos

Autora: Luanna Morato

Share
Sobre

O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!


Busca

Últimos posts
Topo

Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h

2D Comunicação Impressa e Digital