ONG Cão Viver

Blog Cão Viver

Os cuidados que devemos ter com os cachorros no verão
Publicado em 7 de fevereiro de 2018

A época mais perigosa do ano para os cachorros, sem dúvidas, é o verão. É sempre aconselhável deixar seu cachorro em casa durante dias quentes, refresca-los com muita água fresca constantemente, higienizar seu pote de comida e água para evitar doenças e evitar fazer caminhadas durante o dia, sempre faça caminhadas de manhã ou à noite. Um dos erros mais comuns que as pessoas podem cometer em relação aos seus cachorros é deixá-los dentro de um veículo durante o calor.

Cães não possuem a capacidade de transpirar como nós humanos para se refrescarem, então eles recorrem a famosa ‘’língua de fora’’ para baixarem sua temperatura, mas num carro parado ou estacionado esse método dos cachorros é pouco eficaz e pode ser fatal, além de correrem o risco de sofrer uma hipertermia. Lembre-se de que até com as janelas abertas seu carro pode facilmente esquentar durante dias quentes.

Sempre fique atento se o seu cachorro está com a língua de fora demasiadamente ou se ele mostra sinais de lentidão e preguiça. Esses sinais podem indicar uma possível hipertermia. Se realmente for o caso, leve seu cachorro a um ambiente fresco e arejado, molhe alguns panos e enrole-os em suas patas, orelhas e abdômen, ou coloque seu cachorro numa bacia com água fresca, evite usar água fria para não estressá-lo. Assim que ele estiver estável, é aconselhável levá-lo ao veterinário o mais rápido possível mesmo que a temperatura do seu corpo tenha baixado. Outros sintomas de hipertermia incluem: estresse, língua com uma cor mais avermelhada ou roxa, fraqueza, hipersalivação, vômito e dificuldade na respiração.

Quando fizer caminhadas durante o dia, preste atenção se o chão ou o asfalto da rua estão muito quentes para não queimar e machucar as patas do seu cachorro. Faça caminhadas durante a manhã ou à noite, quando a temperatura estiver mais fresca. Cães mais velhos, mais pesados ou com o pelo mais grosso correm maior risco de esquentar seu corpo mais rapidamente. Sempre leve bastante água fresca para você e o seu cachorro em suas caminhadas.

Já deve ter notado que água é o item mais importante em dias quentes quando for cuidar do seu pet. Quando ele estiver dentro de casa durante o dia, deixe seu pote de água em um local arejado e com sombra e evite deixar água em locais claros e com raios de sol porque a água pode esquentar rapidamente. Lembre-se de que o seu cachorro nunca tomará água quente, não importa quanta sede ele sentir.

Em dias de verão, tome especial cuidado com a saúde e higiene do seu cachorro principalmente se ele tiver um porte pequeno, como Bulldog francês. Cães com o corpo, cabeça e focinho pequeno também são conhecidos como cães braquicefálicos, que sofrem de problemas de respiração e possuem a via respiratória parcialmente obstruídas. O Bulldog francês, por exemplo, por ser um cão braquicefálico e brincalhão, se cansa muito facilmente em dias quentes, por isso, o risco de hipertermia é maior.

O verão é muito agradável para a maioria das pessoas, mas pode ser uma época difícil para seu cachorro. Lembre-se de dar-lhe muita água e, é claro, tratá-lo com amor, atenção e carinho.

Share
Sobre

O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!


Busca

Últimos posts
Topo

Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h

2D Comunicação Impressa e Digital