Entrada
A Cão Viver foi constituída oficialmente no final do mês de agosto de 2003, por um grupo de quatro amigos que antes desenvolviam ações isoladas. Nos primeiros 5 anos – hoje um pouco menos – a associação vem sendo mantida pelo Vicente Martins da Cruz: fundador e mantenedor.
Com o objetivo de acolher e abrigar cães e gatos em situação de abandono, a associação foi criada e passou a agregar ações em defesa, proteção animal e Educação Ambiental. A concretização deste sonho se tornou muito difícil devido à realidade econômica, mas mesmo assim o grupo seguiu em frente e decidiu dar o importante passo para a implantação da organização.
Desde sua criação, a Cão Viver está implantada em uma linda área verde de aproximadamente 3.000 m² e conta com uma infraestrutura de canis (incluindo creche, maternidade, terceira idade), gatis, enfermaria, banho e tosa, playdog, consultório veterinário, bloco cirúrgico e quarentena. Tudo idealizado para promover o bem estar e a saúde dos animais.
O processo dentro da Cão Viver consiste em: os animais atendidos passam por um processo de triagem e são encaminhados para os canis de quarentena. Imediatamente, começam a receber os cuidados necessários para sua recuperação. É, então, realizada a coleta de sangue para que se possa fazer o exame de Leishmaniose. Em caso positivo, é feita a eutanásia, através de anestesia e injeção letal. Este procedimento é realizado pelo veterinário responsável pela associação.
Quarentena
Todos os animais abrigados recebem atendimento individualizado, realizado pelos funcionários, voluntários e pelo serviço de veterinária. Nos casos em que o resultado do exame é negativo, o animal passa pelos processos de vacinação, de tratamento com vermífugos e são encaminhados para os canis, ficando 4 cães por canil. Os gatos acolhidos são examinados pelo veterinário e, se apresentam algum tipo de doença, são encaminhados para a enfermaria. Se saudáveis, são alojados nos dois gatis, um para adultos e um para filhotes.
Quando os animais – cães e gatos – estão saudáveis, são realizadas as esterilizações/castrações. Após os procedimentos, os animais são disponibilizados para adoção.
Todos os animais que chegam à Cão Viver, geralmente, estão muito debilitados e com um alto índice de estresse, pois sofreram algum tipo de mau trato, como passar fome, mutilação, atropelamento, abandono nas ruas, lixos ou rios, violência etc. Com o objetivo de trabalhar cada vez mais pela causa animal e também de auxiliar as pessoas nos cuidados com a saúde dos seus animais, realizamos atendimentos veterinários com preços acessíveis.
![]() Canil Redondo |
![]() Canil |
![]() Pátio |
![]() Pátio |
![]() Pátio de baixo |
![]() Enfermaria |
![]() Play Dog |
![]() Gatil |
![]() Gatil |
![]() Gatil |
![]() Consultório |
![]() Consultório |
![]() Bloco Cirúrgico |
![]() Lojinha |
![]() Recepção |
Socialização
Desde Agosto de 2007, desenvolvemos o Projeto de Educação Ambiental Cão Viver é Vida, no qual recebemos desde grupos de crianças da Educação Infantil a grupos da Terceira Idade, para falarmos de maus tratos aos animais, sobre a realidade da Cão Viver e de amor, de compaixão, de responsabilidade e de atitudes essenciais para um mundo mais humano.
O Projeto é realizado na nossa sede e conta com operacionalização das atividades. O roteiro da visita consiste em: palestra, visita ao espaço físico da Cão Viver, interação com os animais e entrega do certificado de participação.
Desde 26 de Agosto de 2008, a Cão Viver passou a ser afiliada à WSPA – World Society for the Protection of Animals –, sediada em Londres. No Brasil, a WSPA esta sediada no Rio de Janeiro.
Nossas bandeiras são a castração/esterilização, posse responsável e Educação Ambiental.
Não compre animais, adote!
Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Vila Boa Vista - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3ª a 6ª, das 14h às 16h (consulte documentos necessários); sábado, das 13h às 16h / Consulta - R$85,00: 2ª a sábado, das 8h às 16h (por ordem de chegada).