ONG Cão Viver

Blog Cão Viver

Como saber se o cão está febril?
Publicado em 17 de junho de 2017

            Antes de mais nada, para que você não se assuste, vale lembrar que a temperatura corporal dos cães é um pouco mais elevada do que a dos humanos, girando em torno de 37,5 ºC a 39,5 ºC. Mas, se você estiver desconfiado de que o seu cachorro está com febre, existem algumas formas de se descobrir se o animal está realmente ou não febril. Vamos ver quais são elas.

            Com certeza a forma que vai nos dar a temperatura do animal com mais exatidão é a medição feita com o termômetro próprio para cães, que pode ser tanto o retal quanto o auricular.

            Agora, se você não dispõe de um termômetro no momento, é possível observar alguns sinais corporais que podem indicar se um cão está com febre. Além do velho e bom método de tocar o focinho – se este estiver quente e seco, pode ser sintoma de febre –, veja se o seu amigo também está apresentando olhos vermelhos, orelhas quentes, falta de energia, perda do apetite, tosse, vômito e tremores.

            Caso você tenha identificado febre em seu cachorro, é possível tomar medidas rápidas para diminuí-la. Aplicar uma toalha úmida e fria nas orelhas e nas patas do cão e fazê-lo beber muita água pode ajudar.

Autor: J

Share
Sobre

O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!


Busca

Últimos posts
Topo

Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h

2D Comunicação Impressa e Digital