ONG Cão Viver

Blog Cão Viver

Com qual idade os cães já podem tomar banho?
Publicado em 17 de agosto de 2017

As opiniões em relação a quando dar o primeiro banho no filhote são diversas. O mais indicado, claro, é sempre pedir a opinião de um veterinário de confiança que vai poder falar sobre isso com muito mais propriedade.

De antemão, podemos dizer que as opiniões mais comuns indicam uma espera de 45 dias a 12 semanas para o primeiro banho. Há alguns motivos para não se precipitar nesse processo. Em primeiro lugar, o filhote muito novo ainda não consegue regular a temperatura de seu corpo e tem a imunidade mais baixa, ou seja, ele acabará passando muito frio ao ficar molhado e poderá ter complicações de saúde.

Há também teorias que defendem a importância de se manter o “cheirinho original de fábrica” do filhote para que a mãe possa reconhecê-lo durante o período de amamentação. Além do fator do tempo de vida, é bom considerar também a questão da vacinação. O ideal é que o primeiro banho seja dado somente após a aplicação da primeira dose da vacina múltipla (V8 ou V10).

Até lá, você pode fazer a higiene do filhote com uma esponja, pano ou lenço umedecido, apenas evitando utilizar produtos perfumados com os cãezinhos.

Share
Sobre

O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!


Busca

Últimos posts
Topo

Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h

2D Comunicação Impressa e Digital