ONG Cão Viver

Blog Cão Viver

Cinomose: que doença é essa?
Publicado em 27 de junho de 2017

A cinomose é uma doença bastante grave causada pelo Vírus da Cinomose Canina (VCC) – o qual pode sobreviver no meio ambiente por bastante tempo caso as condições climáticas sejam favoráveis.

Altamente contagiosa, a doença acomete, principalmente, cães que estejam com o sistema imunológico mais fraco e/ou debilitado – cães filhotes e cães idosos são os mais afetados – e pode fazer um enorme estrago na saúde do animal, já que a enfermidade afeta os sistemas respiratório, gastrointestinal e, na fase mais severa, o nervoso. A transmissão da cinomose se dá pelo contato com cães infectados – por meio das secreções expelidas pelo animal, pelo ar contaminado, ou ainda pelo contato com os fômites, objetos que estiveram em contato com o portador do vírus.

Os sintomas da doença são muitos e já começam a aparecer mais ou menos uma semana após a contaminação ter se dado. Tais sintomas se iniciam pelo sistema respiratório e pelos olhos. Depois começam a aparecer os sintomas relacionados ao sistema gastrointestinal e, finalmente, os relacionados ao sistema nervoso. Como a chance de cura vai depender do nível de agressividade da doença, o melhor mesmo é prevenir e vacinar o cachorro.

Share
Sobre

O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!


Busca

Últimos posts
Topo

Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h

2D Comunicação Impressa e Digital