ONG Cão Viver

Blog Cão Viver

Campanha de sustentabilidade avança de Belo Horizonte para todo o Brasil
Publicado em 3 de junho de 2017

 Campanha converte postagens em árvores nativas. Você já ouviu falar nisso?

“Plante Uma Árvore na Serra do Gandarela” é nome da campanha, uma iniciativa de duas empresas de Belo Horizonte – MG, a Floricultura Ikebana Flores em parceria com o Coletivo Cirandar.

A causa está sendo divulgada desde janeiro de 2013, e, até então, mais de 600 árvores nativas foram plantadas na Serra do Gandarela em nome de vários parceiros.

A ideia é que todos que divulgarem a campanha, em seu site ou em blog, tenham uma árvore plantada em seu nome nessa Serra, que está sofrendo abusos devido ao monopólio da mineração. Sites como SOS Mata Atlântica, Rede Super de Televisão disseminaram um guest post sobre essa iniciativa.

 Por que a campanha elegeu a Serra do Gandarela para o cumprimento dos plantios?

Os plantios de árvores nativas ocorrem na Serra do Gandarela, na região de Rio Acima – MG, que fica cerca de 40 km de Belo Horizonte.

Gandarela possui lindas cachoeiras, entre elas Chica Dona, Vianna, Cachoeira do Índio e muito mais, todas muito conhecidas por praticantes de esportes de aventura de todo o Brasil. Além disso, a região está sendo degradada pela mineração, que devasta seu bioma de Mata Atlântica (avaliado como o segundo maior do Estado de Minas Gerais), assola a sua extensão de quadrilátero ferrífero (o maior do Brasil) e destrói bacias hidrográficas importantes para o Estado de Minas Gerais, como Rio São Francisco e o Alto Rio das Velhas, que abastece 60% da região metropolitana de Belo Horizonte.

Por isso, não podemos deixar que esse paraíso natural seja extinto por abusos do capitalismo desregrado. Plante Uma Árvore você também! A Associação Cão Viver em defesa dos animais está fazendo a sua parte e irá ganhar uma árvore nativa plantada em seu nome no próximo plantio. E você?

O último plantio da campanha foi realizado no dia 26 de novembro de 2016, na região de Rio Acima – MG, próximo à cachoeira do Mingu, uma área de aproximadamente 200 m² que abrange o Gandarela. A ação envolveu 18 voluntários que plantaram cerca de 150 mudas nativas do cerrado, de 15 a 60 cm, entre elas:

 Candeia, Ipê Branco, Ipê Crioulo, Ipê Amarelo, Mogno, Jacarandá, Sucupira, Aroeira, Peroba, Jequitibá, entre outras árvores adaptadas para margens de riachos, todas plantadas no bioma do cerrado, afastadas do leito das nascentes, para não descaracterizarem o bioma local.

Confiram as fotos do último plantio: https://www.facebook.com/ikebana.flores.5/media_set?set=a.1173192829423313.100001978225569&type=3 . Não é o máximo? Colabore você também! Espalhe essa causa.

 Além dos plantios, a Floricultura Ikebana Flores, que entrega lindos buquês de rosas há mais de 30 anos por Belo Horizonte e região, está doando mudas do cerrado. Quem se interessar, basta comparecer na Av. Getúlio Vargas, 1697 – Funcionários – 30.112-021, Belo Horizonte, Minas Gerais. Próximo à Savassi.

Acompanhe as fases do plantio – http://www.ikebanaflores.com.br/plante-uma-arvore

Autora:  Thais Alessandra do Coletivo Cirandar

Share
Sobre

O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!


Busca

Últimos posts
Topo

Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h

2D Comunicação Impressa e Digital