ONG Cão Viver

Blog Cão Viver

Cães Idosos – como saber que seu cão está ficando velhinho
Publicado em 22 de agosto de 2015

Você sabia que a contagem de idade do seu cão é diferente da sua? E varia de acordo com o porte do animal e da raça também. Alguns cães alcançam a fase adulta antes, outros demoram um pouquinho mais. Alguns sinais podem te ajudar a perceber se seu cãozinho já é um sênior e, quanto mais cedo você perceber,mais poderá ajudá-lo a ter uma vida mais tranquila e confortável.

Tudo começa quando uns pelinhos brancos na barbicha aparecem, ele não tem mais aquele ânimo de correr atrás da bolinha ou ficar jogando seus brinquedos para todo lado, seus olhinhos ficam meio embaçados e ele esbarra nos móveis, você o chama e ele parece ignorar.Ele pode não estar te ouvindo direito, ou prefere ficar deitado tirando um cochilo, pode ter dificuldades para se levantar ou não estar sempre disposto para fazer longas caminhadas. Outra particularidade é que os cães idosos precisam fazer sua necessidade mais vezes ao dia.

Ao perceber algum desses comportamentos, é indicado que você o leve ao veterinário. Ele vai precisar de uma ração apropriada para sua idade, fazer exames regularmente para saber de sua saúde e precisará de atenção dobrada. Pergunte ao veterinário se ele pode tomar vitaminas para fortalecer seu sistema imunológico e diminua o número de banhos nos períodos mais frios. Isso porque uma gripe comum nos tempos de frio, em cães idosos, pode virar uma pneumonia ou algo mais sério, então aproveite para colocar aquele pijaminha quentinho e evitar que ele tome friagem.

Mesmo diminuindo o ritmo, cães idosos são ótimos companheiros, continuam sendo nossos melhores amigos e, por isso, devemos cuidar deles com muito carinho. Deixe sempre água limpa e fresca, ofereça uma ração de qualidade, dê muito amor e jamais abandone um cãozinho idoso, a idade chega para todos e agora é quando ele mais precisará de você!

Você pode calcular a idade do seu cão aqui:
http://tudosobrecachorros.com.br/2012/02/idade-canina-x-idade-humana.html

Autora: Luanna Morato

Share
Sobre

O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!


Busca

Últimos posts
Topo

Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h

2D Comunicação Impressa e Digital